Dados do Trabalho


Título

Explorando a Anestesia: Ferramentas Educativas e Interativas com IA para o Público Pediátrico

Descrição

“Explorando a Anestesia: Ferramentas Educativas e Interativas com IA para o Público Pediátrico”

Justificativa e objetivos

A inteligência artificial (IA) é uma realidade e trouxe consigo inúmeras facilidades, como principal exemplo a possibilidade de concretizar tarefas, antes muito trabalhosas e que poucos conseguiam, de fato, realizar. Em se tratando de medicina, essas aplicações da IA não estão relacionadas somente a atividades de cunho técnico (laudos de exames, por exemplo), mas também a atividades que envolvam meios de produção de conteúdo digital que possam contribuir para a educação médica dos profissionais, assim como dos próprios pacientes. O objetivo da revisão é obter conhecimento que auxilie na criação de uma estratégia lúdica, efetiva e de baixo custo de acolher e informar crianças e pais com a utilização de IA voltada à anestesia.

Método

Pesquisa no PubMed com as expressões ‘’Inteligência artificial e pediatria’’; “Psicologia pediátrica e inteligência artificial”; ‘’Ansiedade, pediatria e inteligência artificial”. Foram escolhidos os artigos que mais se relacionaram com ansiedade, inteligência artificial e uso na pediatria para construir uma base de informações a fim de auxiliar em um projeto próprio de uso da IA para o público pediátrico, no pré e pós cirúrgico.

Resultados:

Foram analisadas estratégias de diminuição da ansiedade pré e pós cirúrgica do público pediátrico e de seus pais/responsáveis. Foi elaborada uma estratégia custo efetiva com auxílio da inteligência artificial para conseguir a montagem de imagens, “cartoons” e um site com linguagem acessível à população pediátrica, todas com baixa necessidade de recursos humanos (apenas dois anestesistas) e custo zero.

Conclusão

A IA cresce exponencialmente nos últimos anos e diversas novas utilizações vêm sendo pensadas para ela, principalmente como forma de melhorar a acurácia de processos técnicos / diagnósticos - quando pensamos na área médica. Este projeto piloto, por sua vez, tem demonstrado bons resultados no que se refere a satisfação dos pais, das crianças, dos cirurgiões, dos anestesistas e de outros membros da equipe de saúde. Sua grande contribuição é na melhoria da compreensão dos responsáveis em relação ao processo anestésico e, principalmente, às orientações pré operatórias, tão fundamentais para o sucesso dos procedimentos. Com o exposto, temos que a IA pode auxiliar nesse manejo humano e psicológico do cuidado ao público pediátrico.

Referência 1

Torous J, Bucci S, Bell IH, Kessing LV, Faurholt-Jepsen M, Whelan P, Carvalho AF, Keshavan M, Linardon J, Firth J. The growing field of digital psychiatry: current evidence and the future of apps, social media, chatbots, and virtual reality. World Psychiatry. 2021 Oct;20(3):318-335. doi: 10.1002/wps.20883. PMID: 34505369; PMCID: PMC8429349.

Referência 2

Tanaka K, Hayakawa M, Noda C, Nakamura A, Akiyama C. Effects of artificial intelligence aibo intervention on alleviating distress and fear in children. Child Adolesc Psychiatry Ment Health. 2022 Nov 23;16(1):87. doi: 10.1186/s13034-022-00519-1. PMID: 36424648; PMCID: PMC9685979.

Palavras Chave

segurança do paciente; Inteligência Artificial; Pediatria

Área

Anestesia Pediátrica

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

Hospital da Baleia - Minas Gerais - Brasil

Autores

MAURICIO VITOR MACHADO OLIVEIRA, LARISSA MARTINS SILVA, BEATRIZ FIGUEIREDO MOTA DINIZ COSTA, GIULIANO PARREIRA PARREIRA OLIVEIRA, WALKIRIA WINGESTER VILAS BOAS