Dados do Trabalho
Título
Uso da neurólise como alternativa terapêutica em casos de fratura inoperável de quadril: uma série de casos.
Descrição
Fraturas de fêmur são urgências ortopédicas, acometem mais frequentemente a população geriátrica, justificando a importância da definição terapêutica e abordagem precoces.
A correção cirúrgica é o padrão definido, porém com o aumento da expectativa de vida, o tratamento de fratura de quadril em pacientes idosos com múltiplas comorbidades implica na necessidade de detalhada avaliação perioperatória e definição do risco anestésico-cirúrgico. Condições fundamentais consideradas nessa decisão incluem: fatores de risco não modificáveis, como idade e risco de mortalidade, características individuais, entre elas, capacidade cognitiva e mobilidade, além da invasividade da técnica terapêutica proposta.
A dor após fratura de quadril é comumente intensa e por vezes subtratada, sobretudo na população de idosos com demência. Para os pacientes não candidatos a abordagem cirúrgica é necessário que se defina uma medida segura e efetiva para o controle álgico, a fim de preservar sua funcionalidade e prover conforto. Somado a isso, sabemos que o internamento prolongado e a imobilidade resultam em complicações relacionadas à assistência, justificando os esforços para estabelecer medidas que objetivem a brevidade do período intra-hospitalar.
A neurólise química de quadril entra como uma alternativa terapêutica promissora, uma vez que o controle álgico satisfatório comumente não é alcançado com analgesia sistêmica isolada, essa última geralmente confere benefícios temporários e muitas vezes acompanhados de efeitos adversos.
Em nosso serviço, a neurólise química do quadril é uma proposta de rápida execução, com possibilidade do uso de álcool 100% ou fenol glicerinado 7%. Quando comparada a técnicas de neurólise com similar eficácia, como a física, por radioablação ou com uso de crioterapia, essas apresentam acesso limitado aos usuários do sistema público de saúde e são consideravelmente mais onerosas. A neurólise química se apresenta como uma alternativa factível, acessível e de menor custo para o manejo e desospitalização de pacientes com fratura de quadril inoperável secundária a agravantes clínicos.
Referência 1
Ackermann, L. et al. Update on medical management of acute hip fracture. Cleveland Clinic Journal of Medicine, Filadelfia, 2021, v. 88, n. 4, p. 237-247.
Referência 2
Alexiou, K. I. et al. Quality of life and psychological consequences in elderly patients after a hip fracture: a review. Dove Press Journal, Thessaly, 2018, v. 13, p. 143-150.
Palavras Chave
Neurolise; Fratura de quadril; Dor
Área
Medicina da Dor, Cuidados Paliativos e Cuidados em Fim de Vida
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET S.A.INST.DR.JOSÉ FROTA - Ceará - Brasil
Autores
KEYTH WINNY BARBOSA SILVA, LUIZ CAIO BENEVIDES ALVES, DANIELLE MAIA HOLANDA DUMARESQ, PAULO ARTHUR MENDONÇA BRUNO, JOÃO NATHANAEL LIMA TORRES , SAMANTHA OTTONI ADOLPHSSON ZIDAN