Dados do Trabalho
Título
VITAMINA C ENDOVENOSA EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS NÃO CARDÍACAS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Descrição
INTRODUÇÃO: Vitamina C (ácido ascórbico) é um micronutriente essencial que atua como um poderoso antioxidante solúvel em água, reduzindo o estresse oxidativo. Além disso, o ácido ascórbico faz parte da cadeia de produção de cortisol em humanos e ajuda a manter uma função adrenal normal. Via de regra, em todos os pacientes gravemente enfermos, os processos celulares irão desencadear a resposta inflamatória e aumentar o estresse oxidativo. Em adição, uso de agentes anestésicos, tais quais o etomidato, podem alterar temporariamente a função adrenal normal. Um número crescente de pesquisas indica que a vitamina C pode ajudar a aliviar a dor, reduzir inflamação, proteger contra danos à cartilagem, desenvolvimento e progressão causados por doenças crônico-degenerativas e autoimunes às articulações. Espera-se que a infusão de vitamina C endovenosa tenha um papel importante nas terapias para combater a inflamação e o estresse oxidativo em um indivíduo gravemente doentes. O propósito desse estudo foi analisar a possibilidade de uso de vitamina C endovenosa na anestesia de cirurgias não cardíacas.
MÉTODO: Uma pesquisa de revisão sistemática foi realizada nas bases de dados PubMed, BVS, Cochrane CENTRAL, CAPES, SciELO e ScienceDirect. Inicialmente foram identificados 1.190 artigos por meio da busca em bancos de dados de pesquisa. Destes, após exclusão dos estudos duplicados que foram indexados em mais de uma base de dados e após mediante aplicação do Teste de Relevância I e retirada de duplicatas, foram selecionados 21 artigos. Posteriormente, foi aplicado o Teste de Relevância II, delimitando a seleção final de 11 artigos.
RESULTADOS: Foram selecionados 11 estudos, descrevendo um número total de 1262 pacientes. Desses, 632 pacientes receberam infusão de vitamina C endovenosa no período perioperatório de cirurgias não-cardíacas e tiveram diferentes variáveis e desfechos analisados.
CONCLUSÃO: A vitamina C parece apresentar efeitos antinociceptivos, relacionadas à sua ação antioxidante e suas propriedades neuromoduladoras, com redução da necessidade de medicações analgésicas de resgate. Além disso, a vitamina C parece ter espaço na redução das lesões de isquemia-reperfusão em cirurgias não-cardíacas e manutenção de níveis de esteroides adequados.
O nível de evidência atual ainda é insuficiente para apoiar o uso sistemático de vitamina C em pacientes submetidos a cirurgia não cardíaca. Entretanto, pelo aparente bom perfil de segurança, relativo baixo custo, fácil acesso, e a possibilidade de melhora na evolução clínica dos pacientes, mais estudos são necessários para elucidar o papel da vitamina C no contexto anestésico em cirurgias não cardíacas.
Keywords: vitamina C, ácido ascórbico, anestesia.
Referência 1
Jeon, Younghoon, Park, Jun Seok, Moon, Suyoung, et al, Effect of Intravenous High Dose Vitamin C on Postoperative Pain and Morphine Use after Laparoscopic Colectomy: A Randomized Controlled Trial, Pain Research and Management, 2016, 9147279, 6 pages, 2016. https://doi.org/10.1155/2016/9147279
Referência 2
Mahmoud Hassan Mohamed, Tamer Yosef Hamawy, Comparative evaluation between ascorbic acid and N-acetyl cysteine for preventing tourniquet induced ischaemic reperfusion injury during lower limb surgery, a randomized controlled trial, Egyptian Journal of Anaesthesia, Volume 32, Issue 1, 2016, Pages 103-109, ISSN 1110-1849, https://doi.org/10.1016/j.egja.2015.07.003.
Palavras Chave
vitamina C; Anestesia;
Área
Medicina Perioperatória
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET H.B.FUNFARME-S.J.RIO PRETO - São Paulo - Brasil
Autores
ALANA DE OLIVEIRA ALARCÃO MORAIS