Dados do Trabalho
Título
EFICÁCIA ANALGÉSICA DO PLANO ERETOR DA ESPINHA EM CIRURGIA TORÁCICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Descrição
Justificativa e Objetivo: O bloqueio do plano do músculo eretor da espinha (ESP) consiste em injetar anestésico local no plano entre o músculo eretor da espinha e o processo transverso da vértebra. É uma técnica anestésica troncular atual, descrita a primeira vez em 2016 com inúmeras indicações para aplicação. É comumente utilizado para analgesia em cirurgias torácicas por ser considerada uma técnica relativamente fácil de ser executada, se comparada com outros bloqueios convencionais. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo investigar, por meio de uma análise da literatura científica, os efeitos do bloqueio do plano do músculo eretor da espinha em analgesia no contexto perioperatório afim de comprovar a técnica como segura e eficaz. Método: Em termos metodológicos, desenvolveu-se por meio de uma revisão sistemática realizada nos bancos de dados como US National Library of Medicine National Institutes of Health, Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram inclusos estudos publicados a partir do ano de 2019, nos idiomas inglês e português, de diferentes metodologias e optou-se por excluir trabalhos de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, resumos para congressos ou simpósios, estudos não disponíveis gratuitamente na íntegra, e estudos que tratem da temática de analgesia utilizando ESP block em cirurgias cardíacas e abdominais .Resultado: O número de artigos identificados no banco de dados foi de 238, e após aplicação dos critérios de elegibilidade, 22 estudos foram incluídos e analisados mais criteriosamente. A maioria dos estudos foram publicados no ano de 2019 (32%; n=7), o idioma inglês (59%; n=13) e seguiram metodologias de estudos randomizados (39%; n=8). Conclusão: A partir das evidências dos estudos analisados, verificou-se que o bloqueio ESP deve ser considerado uma opção eficaz para analgesia durante o período perioperatório em cirurgias torácicas. É simples, de fácil execução, e apresenta baixo risco de complicações quando comparado com outros bloqueios.
Palavras- Chave: Anestesia. Cirurgia Torácica. Bloqueio do plano eretor da espinha.
Referência 1
ARRUDA, I.C.S; SILVA, W.A. Bloqueio do plano eretor da coluna. Journal of Surgical and Clinical Research, v.11, n.1, p.55-65, 2020.
Referência 2
BORGES, D.G; et al. Bloqueio do Plano do Eretor da Espinha (ESP Block). Revista Médica de Minas Gerais, v.29 (Supl 11), p.16-19, 2019
Palavras Chave
Anestesia Cirurgia Torácica Bloqueio do plano eretor da espinha
Área
Anestesia Regional
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET S.A.DO HOSP.UNIV.GETÚLIO VARGAS-AM - Amazonas - Brasil
Autores
ITALO ALMEIDA CABRAL, THATIANA ALCANTARA VIEIRA, CHRISTIANE RODRIGUES SILVA