Dados do Trabalho


Título

Impacto de uma intervenção educativa sobre segurança do paciente para residentes em anestesiologia

Descrição

Justificativa e objetivos: A matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia do Brasil apresenta como objetivo específico “realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas”, cujos elementos para a implementação de um currículo específico precisam ser definidos. Diante desse cenário, foi proposta a elaboração e implementação de um módulo educacional sobre segurança do paciente para residentes de anestesiologia. O objetivo foi desenvolver e implementar um módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia para residentes da especialidade e avaliar a efetividade e grau de satisfação dos residentes com o módulo. Método: Estudo quase-experimental com desenho série temporal interrompida com um grupo, realizado no âmbito do mestrado profissional em ensino na saúde, de uma universidade pública do nordeste do Brasil, com residentes de anestesiologia dos três anos. Foi desenvolvido um módulo educacional, em formato e-book, e implementada estratégica pedagógica para intermediar a aprendizagem de residentes, em quatro encontros presenciais, ocorridos durante expediente de atividades práticas no hospital. Foi realizada uma avaliação de conhecimentos com pré-teste, antes da primeira discussão dos conteúdos de segurança do paciente, no primeiro encontro, e pós-teste, no último encontro, e avaliação de satisfação utilizando questionário com escala de Likert. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Todos os residentes envolvidos assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: As notas do pré-teste variaram entre 6.25 e 8.75 (média 7.50), enquanto no pós-teste variou de 7.50 a 10.0 (média 9.03). Diferença estatisticamente significante para os valores de notas medianas pré e pós teste (7.50 e 8.75 respectivamente) com p = 0.0199. O questionário de satisfação (coeficiente alfa de Cronbach = 0.793) apresentou respostas satisfatórias para cada um dos itens avaliados, todas variando entre “Concordo” e “Concordo Totalmente”. Conclusões: A elaboração e implementação de um módulo educacional para intermediar a aprendizagem durante o processo formativo de residentes de anestesiologia foram efetivas em promover conhecimento sobre segurança do paciente para o anestesiologista em formação, com altos índices de satisfação. Assim, ressalta-se a importância da inserção do tema segurança do paciente na estrutura curricular dos cursos de residência em anestesiologia, com espaço e tempo protegidos para o processo de aprendizagem desses profissionais. Ademais, são necessários mais estudos que possam mensurar o impacto dessa intervenção a longo prazo, sua influência na aquisição de competências e se essas intervenções educacionais melhoram os resultados para os pacientes.

Referência 1

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui a Política Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). 2013. [Internet - último acesso em 2024 fev 20]. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html

Referência 2

Brasil. Ministério da Educação. Comissão Nacional de Residência Médica. Resolução n° 11, de 8 de abril de 2019. Dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia no Brasil. 2019. [Internet – último acesso em 09/01/2024]. Diário Oficial da União. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=111551-11-resolucao-n-11-de-8-de-abril-de-2019-anestesiologia&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192

Link para o registro de estudo

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58428

Palavras Chave

segurança do paciente; anestesiologia; residência médica

Área

Segurança do paciente, melhoria da qualidade e comunicação

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

RESIDÊNCIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

KARINY SHEYLA RODRIGUES MARANHAO, RAMON ARRUDA CAMARA SANTOS, CRISTIANE RIBEIRO DE MELO LINO, DÉLIO HENRIQUE VIEIRA DA SILVA, MARISE REIS DE FREITAS