Dados do Trabalho
Título
Síndrome de Hamman em Paciente Idosa Submetida à Varicectomia: um relato de caso
Descrição
RESUMO
INTRODUÇÃO. A Síndrome de Hamman é uma condição que se manifesta por pneumomediastino espontâneo associado a enfisema subcutâneo e, embora rara, deve ser considerada em pacientes que apresentam esse quadro clínico após um episódio de tosse intensa ou outra manobra de Valsalva [1, 2]. O diagnóstico precoce e o manejo conservador são cruciais para um bom desfecho clínico [1]. Neste relato foi discutida a abordagem conservadora em um caso de Síndrome de Hamman em uma paciente submetida à varicectomia. RELATO DE CASO. Paciente do sexo feminino, 68 anos, previamente diabética e hipertensa, submetida à varicectomia. Admitida em centro cirúrgico com queixa de coriza e tosse leves, sem sinais de alarme ou outros sintomas associados. Realizada sedação leve com Midazolam e Fentanil associada à raquianestesia, sem intercorrências. Após posicionamento, paciente apresentava-se agitada e com tosse não produtiva intensa, sendo aprofundada a sedação, levando à queda transitória da saturação de O2 (SatO2), com melhora após colocação de cateter nasal à baixo fluxo. Durante o ato cirúrgico, passou a apresentar edema de face por enfisema subcutâneo, sem alterações de dados vitais ou outros sinais e sintomas. Após o procedimento, a paciente foi encaminhada à tomografia (TC), indicando enfisema subcutâneo extenso em face, pescoço e hemitórax esquerdo associado à pneumomediastino e pneumotórax à direita. Com a ausência de repercussões hemodinâmicas, optou-se por tratamento conservador com observação clínica e oxigenioterapia, apresentando resolução espontânea do pneumotórax e dos demais sintomas em 24 horas. DISCUSSÃO. A Síndrome de Hamman é uma condição rara e geralmente benigna, frequentemente desencadeada por manobras que aumentam a pressão intratorácica, como tosse intensa, vômitos ou laringite aguda, levando ao rompimento alveolar e à subsequente fuga de ar para o mediastino e tecidos subcutâneos [2]. Outras causas podem incluir outras infecções respiratórias, traumas fechados no tórax, ventilação mecânica, esforço físico intenso, alguns medicamentos e condições médicas como enfisema, asma e crises epilépticas [2]. Os sintomas típicos incluem dor torácica aguda, dispnéia, enfisema subcutâneo e crepitação sincrônica com os batimentos cardíacos [1, 2]. A avaliação é baseada em exames clínicos e de imagem, sendo a radiografia de tórax e a tomografia computadorizada essenciais para o diagnóstico [1]. O manejo é geralmente conservador e inclui oxigenoterapia, analgesia e observação clínica, conforme o realizado no caso acima [1, 2]. A ventilação mecânica deve ser evitada, se possível, devido ao risco de exacerbação do pneumomediastino [2]. A maioria dos casos se resolve espontaneamente e o prognóstico é geralmente favorável, com complicações graves sendo raras [1]. Este caso ilustra a importância do diagnóstico precoce e do manejo conservador eficaz em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos que apresentam a síndrome mesmo no perioperatório.
Referência 1
Grapatsas K, Tsilogianni Z, Leivaditis V et al. Hamman's syndrome (spontaneous pneumomediastinum presenting as subcutaneous emphysema): A rare case of the emergency department and review of the literature. Respir Med Case Rep. 2017 Dec 11; 23:63-65. doi: 10.1016/j.rmcr.2017.12.004. PMID: 29276676; PMCID: PMC5730040.
Referência 2
PÉREZ MUÑOZ, Andrés Felipe; SALAS MESIAS, Andrea; PÉREZ MUÑOZ, William Fernando. Síndrome de Hamman: una causa rara de dolor torácico en niños . CES Medicina, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 60–67, 2021. DOI: 10.21615/cesmedicina.35.1.7. Disponível em: https://revistas.ces.edu.co/index.php/medicina/article/view/5675. Acesso em: 29 jul. 2024.
Palavras Chave
Síndrome de hamman; enfisema subcutâneo; tosse intensa
Área
Farmacologia
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
RESIDÊNCIA - UNIMED BELO HORIZONTE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO - Minas Gerais - Brasil
Autores
GABRIELA RESENDE LOPES DE LACERDA, JOAQUIM BELCHIOR SILVA, BEATRIZ FREITAS RIBEIRO, GIOVANNA XAVIER TOLEDO, ANA FLÁVIA DE LIMA RUAS, RUI GUILHERME GOMES BRAGA