Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: SIALODENITE ADUDA EM POS-OPERATORIO IMEDIATO DE MICROCIRURGIA PARA TUMOR DE FOSSA POSTERIOR
Descrição
INTRODUÇÃO
Sialoadenite é definida como a inflamação de uma ou mais glândulas salivares maiores, e corresponde a uma rara complicação pós-operatória de neurocirurgias cranianas, com incidência estimada em menos de 1% destas intervenções. Assim, considerando a escassez de dados na literatura sobre o tema, o objetivo deste relato é descrever o caso de uma paciente submetida à microcirurgia para tumor de fossa posterior que evoluiu com sialoadenite aguda no pós-operatório imediato..
RELATO DE CASO
Paciente de 18 anos, sexo feminino, 42 quilos, 166 cm, sem alergias ou comorbidades, diagnosticada com massa tumoral infiltrativa em hemisfério cerebelar direito, foi submetida à microcirurgia para ressecação de tumor de fossa posterior e instalação de derivação ventricular externa. Foi empregada anestesia geral venosa total alvo-controlada com propofol e remifentanil, realizado posicionamento em cadeira de praia, e instalado suporte craniano tipo Mayfield, com hiperflexão com rotação de 45 graus da cabeça para a esquerda. Poucos minutos após a extubação, que se realizou sem intercorrências, evoluiu com abaulamento em região cervicofacial esquerda, de consistência firme, sem limites bem definidos, sem rubor ou calor associados, sem queixas algicas associadas com dimensões estimadas em 4,5 x 3,2 cm em seus maiores diâmetros através de ultrassonografia. Foi encaminhada à unidade de terapia intensiva no pós-operatório, onde permaneceu por três dias. Obteve boa resposta ao tratamento conservador, com involução quase total de quadro, recebendo alta hospitalar quatro dias após o procedimento.
DISCUSSÃO
A literatura recomenda evitar posições que exijam rotações e flexões extremas da cabeça e orienta vigilância sobre a disposição do tubo endotraqueal ao longo da operação. Ademais, a educação dos profissionais assistentes sobre a sialoadenite aguda pós-operatória pode impactar positivamente no manejo e desfecho dos pacientes que a desenvolvem, e até mesmo evitar que mais casos se repitam.
Referência 1
GONZÁLEZ, Hernán F. J.; Morshed, Ramin A.; Goldschmidt, Ezequiel. Contralateral sialadenitis after resection of a right cerebellar metastasis: illustrative case. Journal of Neurosurgery: Case Lessons, Dezembro de 2021; Volume 2, Edição 26
Referência 2
SHARMA, Mona; et al. Postoperative Acute Submandibular Sialoadenitis: A Case Report. Journal of Nepal Medical Association, Agosto de 2023; Volume 61, No. 264: Páginas 668-670.
Palavras Chave
SIALODENITE; TUMOR DE FOSSA POSTERIOR; POS OPERATORIO
Área
Neurociência e Anestesia Neurocirúrgica
Fonte de financiamento
Privado
Instituições
RESIDÊNCIA - HOSPITAL EVANGÉLICO DE LONDRINA - Paraná - Brasil
Autores
ANA LUIZA MOREIRA DIAS , PAULO ADILSON HERRERA, JOSE EDUARDO FERREIRA GOMES, ERICA TSUNEDA MARIN, RENATA CRISTINA ACACIO, GABRIEL GIUFRIDA SILVA