Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DAS NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE ANESTESIOLOGISTAS DO ESTADO DO PARÁ: UMA RETROSPECTIVA DOS ÚLTIMOS 16 ANOS

Descrição

Introdução: Acidentes de trabalho são ocorrências comuns entre trabalhadores da área da saúde devido à frequência e complexidade da manipulação de materiais perfurocortantes ou biológicos. Estes acidentes levantam preocupações entre pesquisadores e profissionais da saúde em virtude dos riscos à saúde do trabalhador que esse tipo de agravo implica. Entre os profissionais atuantes em centros cirúrgicos, os médicos anestesiologistas lideram em diversos estudos com os maiores números de notificações e relatos de acidente de trabalho com materiais biológicos. Objetivo: Analisar os casos notificados de acidentes de trabalho com exposição a material biológico entre anestesiologistas, no estado do Pará, durante um período de 16 anos. Métodos: Este é um estudo transversal, descritivo e retrospectivo, que analisa as notificações de acidentes de trabalho com exposição a material biológico entre médicos anestesiologistas no estado do Pará, no período de 2008 a 2023. Os dados foram coletados em julho de 2024 a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS-TABNET). As variáveis examinadas incluíram ocupação, município da notificação, faixa etária, sexo, circunstância do acidente e evolução do caso. Resultados: No total, foram notificados 2.085 casos de acidentes de trabalho com exposição a material biológico entre anestesiologistas no Brasil, destes, apenas 64 casos correspondem à região Norte. Entre os estados da região Norte, o Pará se destacou com o maior número de notificações (17 casos) e, dentre estes, os municípios que apresentaram casos notificados foram Belém (53%), Redenção (23%), Santarém (12%) e Tucuruí (12%). A faixa etária com maior quantidade de casos foi de 20 a 34 anos (41%), 35 a 49 anos (35%) e 50 a 64 anos (24%). Além disso, o sexo feminino predominou com 11 casos e apenas 6 casos notificados foram por médicos do sexo masculino. No que se refere às circunstâncias do acidente, a maioria ocorreu durante procedimentos cirúrgicos (5 casos), seguida da administração de medicação endovenosa (3 casos) e por descarte inadequado de material perfurocortante (2 casos). A evolução dos casos, em sua maioria, foi notificada como “ignorado/em branco” e alta paciente-fonte negativo. Discussão: A análise dos dados revelou que a maioria das notificações ocorreu em cidades próximas à capital paraense, onde há maior aporte tecnológico em saúde. Isso se reflete na realização de procedimentos mais complexos, como cirurgias, nos quais acidentes biológicos podem ocorrer com maior frequência. Assim como, grande parte dos casos foram entre anestesiologistas com menor tempo de atuação no mercado de trabalho e que cumprem jornadas exaustivas, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes desse gênero. Além disso, cabe discutir que os resultados obtidos retratam um cenário de subnotificação, que, aliada a incompletude das fichas de notificação, dificulta avaliar o real panorama epidemiológico desses acidentes.

Referência 1

Balonecker AFC, Machado WCA. Accident with biological material in the surgical center: integrative literature review. Research, Society and Development, 2022;11:e224111234386.

Referência 2

Froes AV, Guimarães PLF, Dos Santos JHP, Barros VN. Conhecimento dos residentes de anestesiologia do Pará sobre os riscos ocupacionais no centro cirúrgico. Brazilian Journal of Health Review, 2023;6:19681-19694.

Palavras Chave

Acidentes ocupacionais; Materiais biocompatíveis; Médicos anestesistas

Área

Segurança e Saúde Ocupacional

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

Afya Faculdade de Ciências Médicas de Bragança - Pará - Brasil

Autores

BEATRIZ DE LIMA MOURA, CAMILA LIMA MARQUES, MARIA IZABELA DOCE COELHO DE SOUZA, ARILSON SANTOS DE ANDRADE FILHO, AURYCÉIA JAQUELYNE GUIMARÃES DA COSTA