Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA MANOBRAS DE ROTAÇÃO INTERNA DE OMBRO NA JANELA ACÚSTICA LOMBAR DE IDOSOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Descrição

A população idosa está aumentando em todos os países, o que gera um crescimento considerável no número de cirurgias realizadas nesse público. Dentre as alternativas de técnicas anestésicas para esse grupo, a anestesia regional de neuro eixo constitui uma opção com maior segurança e menor riscos em procedimentos do abdome e membros inferiores, quando comparada à anestesia geral. A JUSTIFICATIVA deste trabalho se deve ao fato de que um dos fatores de dificuldade encontrados nessa faixa etária é a limitação da amplitude do movimento de flexão lombar, o que torna a punção paramediana interessante. Dessa forma, o OBJETIVO do presente trabalho foi avaliar a influência das manobras de rotação do ombro na sonoanatomia da coluna lombar nos idosos utilizando-se da ultrassonografia, que é uma ferramenta para guiar procedimentos em anestesiologia cada vez mais consolidada e com evidencias de boa correlação entre a visualização ecográfica do ligamento longitudinal posterior (LLP) e fornecimento de informação a respeito de dificuldade técnica. Além de demonstrar que manobras de posicionamento como a rotação de ombro podem melhorar a visualização do espaço ultrassonográfico na realização de anestesia do neuroeixo, dentre elas o LLP. No MÉTODO do presente estudo, de natureza preliminar, foram incluídos pacientes de ambos os sexos com 65 anos ou mais que concordaram com a participação durante a avaliação pré-anestésica e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídos: alérgicos ao gel de USG; incapazes de realizar o posicionamento para captura das imagens; pacientes com captura da imagem de baixa qualidade ou com aferição duvidosa do LLP; que possuíam história de trauma, cirurgia ou anormalidade da coluna vertebral ou dos ombros. A amostra foi composta de 12 pacientes, após aplicados os critérios de exclusão. Na admissão do paciente na sala cirúrgica, estes foram posicionados e foi realizado o exame de USG da coluna vertebral em região lombar. Foram consideradas e arquivadas as melhores imagem em cada um dos posicionamentos, buscando o maior tamanho possível do LLP; imagens de baixa definição, nas quais a medida do LLP tenha sido prejudicada, foram excluídas do estudo. Todos os pacientes, com ajuda de um auxiliar, foram posicionados sentados e orientados a fletir ao máximo a lombar, assim como a encostar o queixo no peito. Em seguida, foi realizada a manobra de rotação de ombro de 45° para esquerda, confirmada através de um goniômetro. Com isso, foi obtido como RESULTADO um aumento médio de 0,6mm do comprimento do LLP, nos pacientes, após a manobra de rotação de ombro quando comparado a posição neutra. Sendo possível CONCLUIR que tal manobra demonstrou aumento no comprimento do LLP na janela acústica lombar L3/4 de pacientes idosos em posição sentada fletida e tal resultado promissor fomenta a realização de análises estatísticas futuras que avaliem a correlação entre a manobra e a facilidade de punção.

Referência 1

BYON, H. J. et al. The Effects of Shoulder Rotation on the Acoustic Window for Thoracic Paramedian Epidural Approach in the Lateral Decubitus Position. Regional Anesthesia & Pain Medicine. 2016, V 41, p. 572–575.
BYON, H. J. et al. Comparison of the acoustic windows for the thoracic paramedian epidural approach after shoulder rotation: The lateral decubitus versus the sitting position. Anaesthesia Critical Care & Pain Medicine, 2019, v. 38, n. 1, p. 53–56.

Referência 2

CHIN, K. et al. Ultrasonography of the adult thoracic and lumbar spine for central neuraxial blockade. pubs.asahq.org, 2011a.

CHIN, K. et al. Ultrasonography of the adult thoracic and lumbar spine for central neuraxial blockade. pubs.asahq.org, 2011b.

CHIN, K. J. et al. Ultrasound Imaging Facilitates Spinal Anesthesia in Adults with Difficult Surface Anatomic Landmarks. Anesthesiology, 2011, v. 115, n. 1, p. 94–101.

Palavras Chave

PACIENTES IDOSOS; LIGAMENTO LONGITUDINAL POSTERIOR; ROTAÇÃO DE OMBRO

Área

Anestesia Regional

Fonte de financiamento

Instituição de Origem

Instituições

CET HOSP.DAS CLÍNICAS DA UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

RAFAELA CRISTINA DA SILVA PASSOS, ANDERSON IGOR PEREIRA DE OLIVEIRA, SÉRGIO VELOSO DA SILVEIRA MENEZES, RODRIGO FELIPE ALBUQUERQUE E SILVA, ANA IDIALINA MARQUES DE LUNA BARROS, MARCOS VINÍCIUS NUNES DE SOUZA