Dados do Trabalho
Título
ENDOSCOPIA DO SONO INDUZIDO POR FÁRMACOS EM PACIENTE COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: RELATO DE CASO EM HOSPITAL TERCIÁRIO EM SALVADOR/BAHIA
Descrição
Introdução: A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio altamente prevalente, com impacto na qualidade de vida e morbimortalidade de seus portadores. Possui fisiopatologia complexa e heterogênea, exigindo um plano terapêutico individualizado a fim de garantir melhores resultados. A endoscopia natural do sono é o padrão ouro por permitir o estudo dinâmico da via aérea superior, e a avaliação dos locais e padrões de obstrução, porém, é trabalhosa e demorada, fazendo com que o endoscopia do sono induzido por droga (DISE - em inglês Drug-induced sleep endoscopy), seja o padrão clínico, por ser prática, rápida e reprodutível, facilitando a seleção dos casos cirúrgicos. O presente artigo relata a realização da DISE em um paciente portador de AOS com planejamento de abordagem cirúrgica, descrevendo a técnica e praticidade do exame realizado em um Hospital particular de Salvador, na Bahia. Relato de caso: Paciente masculino, 65 anos, asmático, portador de sobrepeso e com histórico de neoplasia da próstata. Internado para o procedimento, o qual foi realizado em posição supina, com monitorização contínua da profundidade anestésica com Sedline PSI e, sedação com propofol 10% em bomba de infusão contínua com alvo controlado, sem suplementação de oxigênio. A endoscopia durou 13min, com maior período anestésico. O paciente apresentou um despertar tranquilo e rápido, sem queixas em pós operatório, tendo recebido alta hospitalar no mesmo dia. Discussão: Ao longo do tempo, a DISE foi aperfeiçoada, com o uso crescente da sedação em infusão alvo controlada e o uso do Índice Bispectral (BIS) auxiliando a otimizar a técnica proporcionando um estado de sedação mais reprodutível e controlado, o que é crucial para a qualidade do exame. O sistema de infusão em alvo controlado usa modelos farmacocinéticos e farmacodinâmicos com o objetivo de prever e atingir uma concentração no sítio efetor, permitindo que o operador controle a concentração sanguínea da droga. O propofol possui características favoráveis por ter rápido início de ação, rápido metabolismo, bem como poucos efeitos colaterais. Há estudos que já compararam o sono induzido por propofol ao sono natural e não encontraram diferenças no índice de apneia e hipopneia (IAH). Conclusão: A endoscopia do sono induzido por droga realizada com sedação em sistema de infusão com alvo controlado e monitorização do nível de sedação é um exame reprodutível, seguro e prático, decisivo no planejamento terapêutico dos pacientes portadores da Apneia Obstrutiva do Sono.
Referência 1
Viana A, Estevão D, Zhao C. The clinical application progress and potential of drug-induced sleep endoscopy in obstructive sleep apnea. Annals Of Medicine, 2022; 54(1): 2908-2919.
Referência 2
Vito A, Llatas MR, Ravelsloot MJ, et al. European position paper on drug‐induced sleep endoscopy: 2017 update. Clinical Otolaryngology, 2018; 43(6):1541-1552.
Palavras Chave
Endoscopia do Sono; Apneia Obstrutiva do Sono
Área
Anestesia de cabeça, pescoço, otorrinolaringológica e oftalmológica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA - Bahia - Brasil
Autores
RUTH DE ARAÚJO SANTOS, JAIME EMANUEL MACEDO AMORIM, EDUARDA MIGUEIS QUINTAS CALHEIROS, JOAQUIM MURICY NETO, MURILO PEREIRA FLORES, PABLO BRITTO DETONI