Dados do Trabalho
Título
Fatores associados a transfusões sanguíneas em cirurgia cardíaca: Uma série de casos
Descrição
Justificativa e Objetivos: A transfusão sanguínea é amplamente utilizada em cirurgias cardíacas para manter a estabilidade metabólica do paciente durante e após o procedimento. No entanto, essa prática não é isenta de riscos, como reações transfusionais e complicações imunológicas, além de implicar custos adicionais(1,2). O presente estudo busca analisar os resultados parciais de uma coorte de 90 pacientes com cirurgia cardíaca para identificar fatores associados à necessidade de transfusão sanguínea em uma unidade hospitalar específica (CAAE 76965824.3.0000.5360). Método: O estudo foi conduzido com base em uma amostra de 18 pacientes que se submeteram a cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea (CEC). A análise foi sequencial e incluiu a coleta de dados sobre características demográficas, níveis de hematócrito em diferentes fases (pré-operatório, pré-CEC, durante a CEC e pós-CEC), e a necessidade de transfusão. A relação entre essas variáveis e eventos clínicos específicos foi investigada. Resultados: Dos 18 pacientes analisados, 15 (83%) eram homens, com peso de 71 kg ( 63 a 77 kg), altura 165 cm (159 a 169 cm), hematócrito 41% ( 38% a 42%) pré-operatório, 37% (35% a 38%) pré-CEC, 26% (23% a 27%) durante a CEC e 31% (30% a 32%) pós-CEC, representados por mediana e Intervalo interquartil (IIQ). A transfusão sanguínea foi necessária em 14 (77%) dos participantes: 8 (44%) receberam concentrado de hemácias (CH) antes da CEC, 2 (11%) durante a CEC, 3 (17%) antes e durante a CEC e 1 (6%) após a CEC. O número de unidades de CH administradas foi de 1 (intervalo: 1 a 2), conforme mediana e intervalo interquartil (IIQ); 2 participantes necessitaram de plasma e 1 de plaquetas. Cinco participantes (28%) apresentaram dessaturação cerebral; 3 (60%) tiveram a condição resolvida com transfusão sanguínea, enquanto os demais foram tratados com otimização hemodinâmica e ajustes na ventilação. Conclusões: Sendo uma série de casos, este estudo não permite conclusões definitivas. No entanto, levanta questões importantes para investigação futura, como a eficácia da transfusão sanguínea na melhoria da saturação cerebral independentemente dos níveis de hematócrito. O acompanhamento dos pacientes restantes da coorte poderá fornecer respostas mais claras sobre os fatores que influenciam a necessidade de transfusão em cirurgias cardíacas.
Referência 1
Frazier SK, Higgins J, Bugajski A, Jones AR, Brown MR. Adverse Reactions to Transfusion of Blood Products and Best Practices for Prevention. Crit Care Nurs Clin North Am. 2017 Sep;29(3):271–90.
Referência 2
Keeling WB, Binongo J, Sarin EL, Leshnower BG, Chen EP, Lattouf OM, et al. Predicted Risk of Mortality, Transfusion, and Postoperative Outcomes in Isolated Primary Valve Operations. Ann Thorac Surg. 2016 Feb;101(2):620–4.
Palavras Chave
Transfusão sanguínea em cirurgia cardíaca; Estratégias transfusionais em cirurgia cardíaca; Indicações transfusionais em cirurgia cardíaca
Área
Anestesia Cardiovascular e Torácica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET INTEG.DA SES DO EST.DE SC - Santa Catarina - Brasil
Autores
RANULFO GOLDSCHMIDT, CHIARA SCAGLIONI TESSMER, MARCOS VINICIUS MORESCO, MARCIO JOAQUIM LOSSO, LUCAS RICCHETTI, JORGE HAMILTON S GARCIA